chavesforum.blogspot.com

Bem Vindo!

"Bem Vindo ao chaves fórum e Divirta-se!!!!"

domingo, 18 de setembro de 2011

Séries CH no Brasil

Cliquechaves

    Tão logo o SBT entrou no ar, em 1981, seu dono Silvio Santos descobriu uma fórmula bastante interessante: Importar as chamadas novelas enlatadas à preço de banana, comparando com as outras negociações do mundo Televisivo, e render uma boa audiência. Naqueles tempos, o SBT tinha uma programação popularesca, calcada na Globo de meados dos anos 60 (Silvio Santos, Jacinto Figueira Jr e outros). Silvio fechou durante essa época um contrato com a rede Mexicana Televisa, que monopolizava a programação no México e estaria disposta a abrir caminhos em países que não falavam o Espanhol. A primeira novela à ser exibida no Brasil foi a "água com açúcar" Os Ricos Também Choram, protagonizada por Verônica Castro e produzida em 1979. Ao que consta, nesse pacotão de dramalhões vieram lotes de dois seriados, que conforme foi revelado por Arlindo Silva no livro "A Fantástica História de Silvio Santos", passaram quase desapercebidos e foram descartados pelo alto escalão do SBT, chefiado pelo Diretor de Televisão Luciano Callegari (Hoje na Record). Ao que parece também, lembrem-se que estamos falando de informações hipóteticas, com fontes confiáveis porém não definitivas, Silvio Santos teria mandado dublar ainda naquele ano uns 15 episódio das duas séries, pra ver se agradava. Esta informação foi confirmada por Nelson Machado, em entrevista ao site Mundo Chespirito, quando este revelou que as séries foram em sua maioria dubladas na primeira metade dos anos 80. Porém, as séries só estreariam em 1984, quando a linha infantil da emissora foi revitalizada com a reformulação do "Infantil Trash" Bozo, que trocou de apresentador (O ex Palhaço Pipoca foi substituído por Luiz Ricardo e Arlindo Barreto). Ao que parece, a ordem para a exibição dos seriados teria sido dada pelo próprio Silvio Santos.
Chaves
Estréia Discreta
    Há controvérsias sobre a estréia de Chaves e Chapolin no SBT. Ao que consta, foi no Programa do Bozo, em Agosto de 1984 ao Meio-Dia. No entanto, a informação oficial do SBT dá conta que a estréia ocorreu no dia 24 de Agosto de 84 no não menos folclórico programa TV Pown. Seja o que for, os estudiosos Leandro Morena e Cacá Vitta garantem que o primeiro episódio foi "Caçando Lagartixas", dublado naquele teste que Silvio mandou fazer e eu já citei anteriormente. Um dado interessante é que, não se sabe muito bem porque, talvez por uma questão de economia (O SBT naquela época vivia em uma pindaíba desgraçada, daí a razão do contrato com a Televisa que garantiria várias horas de programação por um preço bem em conta) os episódios dublados em teste anos antes não foram redublados. Segue à seguir a lista de episódios do lote de episódios do Chaves de 1984 (Os do Chapolin serão citados posteriormente):
1 - Caçando lagartixas
2 - Seu Madruga sapateiro parte 1 1ª versão (sem a Chiquinha)
3 - Chompiras: assaltam o bar / Chaves: Seu Madruga é leiteiro
4 - Os refrescos do Chaves 1ª versão (sem a Chiquinha)
5 - O ano novo na casa do Seu Madruga
6 - Chompiras: Os ladrões querem abrir a janela / Chaves: Seu Madruga é carpinteiro 2ª versão (sem a Chiquinha)
7 - O álbum de fotografias 1ª versão (sem a Chiquinha)
8 - O Kiko doente 1ª versão (sem a Chiquinha)
9 - Perderam o dia de aula
10 - A máquina de lavar 2ª versão
11 - A falta de água na vila 2ª versão
12 - Seu Madruga é fotografo parte 1
13 - Chaves vai pedir emprego no restaurante
14 - Aula de aritmética e geometria
15 - Chiquinha conta história de fantasmas
16 - Aula de recuperação
17 - O ano novo 2ª versão
18 - O kiko doente 2ª versão
19 - Seu Madruga é barbeiro
20 - A briga de quem é o varal
21 - A catapora
22 - Os insetos do Chaves 1ª versão (com o Kiko)
23 - O frango de Dona Clotilde
24 - Tocando violão
25 - A nova vizinha 2ª versão
26 - A insônia do Seu Madruga 1ª versão (sem a Chiquinha)
27 - Seu Madruga apaixonado
28 - Limpe o chão do pátio
29 - Querem dar banho no Chaves 3ª versão (sem o Kiko e o Seu Madruga)
30 - O gol de Dona Florinda
31 - Cyrano e os mosqueteiros / Chaves: Ama teu inimigo 1ª versão (sem a Chiquinha)
32 - O dia internacional da mulher
33 - Brincando de atropelamento
34 - Com spray de barbas fazem tortinhas de merengue 1ª versão (com o Kiko)
35 - O tecido
36 - O choque
37 - Os refrescos do Chaves parte 1 2ª versão (com a Chiquinha)
38 - É proibido animais 2ª versão (com a Chiquinha)
39 - Chiquinha volta de viagem 2ª versão
40 - Ajudem a cruz vermelha 1ª versão (sem a Chiquinha)
41 - Seu Madruga pinta os móveis parte 2 2ª versão
42 - Ajudar a cruz vermelha 2ª versão ( com a Dona Neves)
43 - Regando plantas
44 - As bombinhas
45 - Querem dar banho no Chaves 1ª versão (com o kiko e o Seu Madruga)
46 - Os ratos no restaurante parte 1
47 - Os ratos no restaurante parte 2
48 - Querem dar leite para os gatos que nasceram parte 3
49 - O bolo para o Professor
50 - O parque de diversões
51 - O sonho do Chaves e Chiquinha
52 - O calo
53 - A máquina de lavar 1ª versão (com o Kiko e o Seu Madruga)
54 - Somos cafonas sim 2ª versão (com a Chiquinha)
55 - O desjejum do Chaves parte 2
56 - A festa da boa vizinhança parte 3
57 - Amarelinhas e balões
58 - Martelando os dedos
59 - As crianças entram na casa da bruxa
60 - O aniversário do Seu Madruga
61 - A fonte dos desejos
62 - O carro do Seu Barriga quebrou
63 - Chaves vende jornais
64 - A loucura do Chaves
65 - A calça do tio Jacinto
66 - A estréia de Dona Neves e Jaiminho
67 - Dona Neves faz grave no restaurante
68 - O bilhete de loteria
69 - Os algodões doces
70 - Seu Madruga ensinando o Chaves a lutar boxe
71 - Bilhetes trocados
72 - Dona Clotilde convida Chiquinha para almoçar
73 - O Kiko preso na caixa
74 - As panquecas da Dona Clotilde
75 - Os churros de Dona Florinda parte 3
76 - Os chifrinhos de nozes
77 - O fantasma do Seu Barriga
78 - Os doláres
79 - Seu Madruga é fotografo parte 2
80 - A chirimóia
No natal:
81. A vizinhança vai para a casa do Seu Barriga parte 1
82. A vizinhança vai para a casa do Seu Barriga parte 2
83. O natal parte 3
84. A vizinhança de volta a vila parte 4
    Em 1985 houve diversas mudanças nos rumos das séries no Brasil. Uma delas, aconteceu ainda em 1984, quando os episódios "Ajudando a Cruz Vermelha 1ª Versão", "A Chirimóia 1ª Versão", "Os Refrescos do Chaves 1ª Versão Parte 1", "O Ano Novo na casa do Seu Madruga",  e "Os Refrescos do Chaves 1ª Versão" deixaram de ser exibidos logo após sua 1ª exibição, ou seja, ainda em 1984. Em 1985 saíram do ar a abertura e encerramento originais e 3 episódios do Chapolin: "O Louco da Cabana", "O Mendigo da Praça" e mais um episódio, sobre o qual não há muitos registros. Uma grande dúvida que os fãs tem em relação a exibição das séries no Brasil, é o porquê de tantos episódios terem sido exibidos apenas uma vez em 1984. Vale lembrar, que nos baseamos em dados fornecidos por Leandro Morena, e esta quantidade de episódios exibidos apenas uma vez em 84 é apenas a qual ele tem algum registro, podem haver muitos mais. Mais um pacotão de episódios foi-se embora em 86, reduzindo bastante a quantidade de episódios do Chaves: "O Curto Circuito", "A Casimira de Taubaté", "O Bilhete de Loteria", "Dona Neves faz manifestação no Restaurante", "Jaiminho e Dona Neves chegam à vila", "Seu Madruga pinta a cadeira Parte 2", "Os Refrescos do Chaves 2ª Versão parte 1", "Tortinhas de Merengue", "Os Ladrões/Seu Madruga é Carpinteiro", "Chaves pede emprego no Restaurante", "Garçon Chespirito/O Homem Invisível" e "Cleópatra", os dois últimos do Chapolin.
Talho

Lista de Episódios do Chaves levou um talho em 86.
    É interessante ressaltar que a maioria desses episódios que saíram do ar em 86, voltaram ao ar posteriormente, e é mais curioso ainda lembrar que muitos voltaram em 92, ano de outro acontecimento que contaremos mais pra frente. Consta que 1987 foi o ano em que entrou no ar a 1ª abertura Nacional de Chaves e Chapolin, que ficaram no ar até meados de 93. 1987 foi também o ano em que as TVS do Rio e de São Paulo passaram a se chamar oficialmente SBT, que antes era apenas o nome de registro. A emissora de Silvio Santos deixava de ser apenas um punhado de emissoras independentes pra se tornar uma rede, e 87 foi provavelmente o ano em que todo o Brasil passou a assistir Chaves e Chapolin. Consta ainda, que foi o ano em que Chapolin e Chaves deixaram de ser exibidos alternadamente no programa do Bozo para ganhar horário próprio: Chapolin ao 12:00 e Chaves 12:30. No entra e sai de episódios destaca-se o bizarrísimo "Seu Madruga Sapateiro 1ª Versão Parte 1", provavelmente o primeiro Episódio das Séries a ser dublado, conforme me revelou o próprio Leandro Morena à alguns anos atrás. Este ano também não passou o especial de Natal na casa do Seu Barriga, o que abre uma brecha pra provável exibição da 1ª versão do Episódio de Natal, que nada mais é do que a 1ª parte do episódio de ano novo na casa da Dona Florinda.
Cena de "O belo adormecido"
Em 1988 muitos episódios da 1ª temporada.
    Como o número de episódios estava bastante reduzido, ainda mais levando em conta que Chaves agora era diário, em 88 o SBT resolveu comprar junto a Televisa mais um lote de episódios do Chaves e de alguns outros quadros feitos por Chespirito no começo de sua carreira. Sobre o que aconteceu nessa época, o que não faltam são controvérsias. Talvez estes episódios já estivessem no poder do SBT desde 1981, 82, quando foram dublados os primeiros capítulos bem antes de irem ao ar. O SBT apenas pagou para a Televisa os direitos de exibição destes, fazendo com que eles pudessem ser anunciados como "Novos Episódios". Veja abaixo a lista de episódios do Lote de 88:
1 - O homem que vende roupa velha parte 1 (primeira versão sem a Chiquinha) - 07 de março de 1988
2 - O homem que vende roupa velha parte 2 (primeira versão sem a Chiquinha) - 09 de março de 1988
3 - Os mistérios dos pratos que desaparecem parte 1 - 11 de março de 1988
4 - Os mistérios dos pratos que desaparecem parte 2 - 14 de março de 1988
5 - Os ladrões assaltam a casa da velha / Jogando beisebol - 16 de março de 1988
6 - O mendigo da praça / O homem da roupa velha / O dinheiro perdido - 18 de março de 1988
7 - A falta de água na vila (primeira versão sem a Chiquinha) - 21 de março de 1988
8 - Favores a Seu Madruga / Seu Madruga apaixonado - 23 de março de 1988
9 - Dr Chapatin e o homem com indigestão / A nova vizinha - 25 de março de 1988
10 - Chespirito é mordomo / Seu Madruga pintor (primeira versão) - 28 de março de 1988
11 - Os ladrões e a vovó policial / Barquinho de papel (primeira versão) - 30 de março de 1988
12 - O disco voador do Kiko (primeira versão sem a Chiquinha) - 1 de abril de 1988
13 - A viagem para Acapulco parte 1 - 4 de abril de 1988
14 - O aniversário do Kiko - 6 de abril de 1988
15 - O gato atropelado parte - 8 de abril de 1988
16 - O tribunal parte 2 - 11 de abril de 1988
17 - Dia da independência (primeira versão sem a Chiquinha) - 13 de abril de 1988
18 - O sobrinho da Bruxa do 71(primeira versão sem a Chiquinha) - 15 de abril de 1988
19 - O ratinho do Kiko - 18 de abril de 1988
20 - Caçando churruminos - 20 de abril de 1988
21 - O belo adormecido - 22 de abril de 1988
22 - O cofrinho - 25 de abril de 1988
23 - Todos chorando na vila - 27 de abril de 1988
24 - O rádio do Kiko - 29 de abril de 1988
25 - Seu Madruga volta a estudar parte 1 - 2 de maio de 1988
26 - Seu Madruga volta a estudar parte 2 - 4 de maio de 1988
27 - Chaves e Kiko lavam o carro do Sr.Barriga (primeira versão sem a Chiquinha) - 6 de maio de 1988
28 - Não sujar a roupa do Kiko (primeira versão) / O marinheiro enjoado - 9 de maio de 1988
29 - Os balões levam o Chaves / Don Quixote / Precisa de emprego - 11 de maio de 1988
30 - Os ladrões roubam o carrinho de sorvete / O bolo da Dona Clotilde - 13 de maio de 1988
31 - A festinha na vila - 16 de maio de 1988
32 - O primo do Seu Madruga - 18 de maio de 1988
33 - O chiclete grudou no chapéu - 20 de maio de 1988
34 - O homem que vende roupa velha parte 3 (primeira versão sem a Chiquinha) - 23 de maio de 1988
35 - Os toreadores (primeira versão) - 25 de maio de 1988
36- Os ladrões assaltam o homem / As crianças brincam de orquestra - 27 de maio de 1988
37 - A pichorra - 30 de maio de 1988
38 - Os recados trocados(primeira versão sem a Chiquinha) - 1 de junho de 1988
39 - Isto merece um prêmio - 3 de junho de 1988
40 - As gravatas do Seu Madruga - 6 de junho de 1988
41 - Não deixam o Professor falar na aula - 8 de junho de 1988
Chaves
    Tais episódios foram exibidos em horário nobre (20:00), o que já vinha acontecendo desde 87. Com o lote de 88, os episódios do pacote 84 ficaram no horário normal do Chaves e os de 88 foram exibidos em horário nobre. A partir do dia 10 de Junho, o lote começou a ser reexibido, no entanto muitos episódios não foram reprisados e nunca mais voltaram. Chaves passava as Segundas, Quartas e Sextas, e revezava com o famoso seriado Americano "Batman". Consta que o pacote de 88 foi um ápice da série, chegando a tomar preciosos pontos do Jornal Nacional e fazendo com que o SBT tentasse trazer o elenco das séries para uma turnê no Brasil, fato que acabou não se consumando. No entanto, no mesmo ano, os atores Chespirito, Florinda Meza, Angelines Fernandez, Raul "Chato" Padilla, Ruben Aguirre, Maria Antonieta de las Nieves e Edgar Vívar concederam uma entrevista exclusiva ao apresentador Gugu Liberato, que foi exibida em seu programa "Viva a Noite". No final de 88, o lote daquele ano passou a ser exibido diariamente as 20:00, já que Batman estava dando baixa audiência e saiu do ar, só reaparecendo anos depois na emissora CNT, curiosamente na mesma época em que ela comprou a série "Chespirito". Em 1988, saíram do ar os seguintes episódios (Além dos que foram exibidos apenas uma vez no horário das 20:00, como por exemplo o da Festinha da Vila. Não há dados precisos sobre quantos episódios do pacote 88 foram exibidos apenas uma vez): "Caçando Lagartixas", "Seu Madruga Leiteiro", "O Desjejum do Chaves parte 2 (A parte do Ping Pong)". Também voltaram ao ar vários episódios que deixaram de ser exibidos em 86 e 87: "A Casimira de Taubaté", "Dona Neves faz manifestação no Restaurante", "Os Refrescos do Chaves 2a Versão Parte 1", "Tortinhas de Merengue", "Seu Madruga Sapateiro 1ª Versão Parte 1" (Que foi exibido apenas uma vez, e saiu no mesmo ano), "Chaves vai pedir emprego no Restaurante", "Garçon Chespirito/O Homem Invisível" e "Cleópatra", os dois últimos são do Chapolin. Em 1989, Chaves deixou o horário nobre, passando a ser exibido diariamente ao 12:30, com Chapolin ao 12:00. Além disso, o episódio "Falta D'Água 1ª Versão" saiu do ar, assim como "O Bilhete de Loteria" (Que havia sido exibido uma vez em 88, antes de estrear o lote de novos episódios e outra no final do ano), "Dona Neves faz manifestação no Restaurante", "Tortinhas de Merengue" e "Chaves vai pedir emprego no Restaurante". Voltou ao ar um episódio: "Dona Neves e Jaiminho chegam à vila". Consta que em 1989 também foram redublados alguns episódios, como "Querem dar banho no Chaves".
chapolin
Chapolin sai do esquecimento
    Até 1990 todos falavam do Chaves, e o Chapolin era um mero coadjuvante. Além disso, a série do vermelhinho tinha os mesmos episódios desde 1984. Eram estes:
1 - O cleptomaníaco
2 - O anel Mágico
3 - Dr.Chapatin e os contrabandistas / As pulgas atacam Chapolin
4 - O anel de brilhantes
5 - O pirata Alma Negra
6 - O bandido Racha Cuca
7 - Cleópatra
8 - Chespirito é garçon / O homem invisível
9 - O robô
10- Soldado Chespirito / Para tirar água do poço tem que pagar
11- A casa caindo de velha
12- A picada da cobra
13- O mendigo da praça (episódio que deixou de ser exibido desde 1985)
14- O planeta Vênus (primeira versão)
15- Dr. Chapatin com o mendigo / A luta de Chapolin contra Simpato Hiamazaki
16- Dr. Chapatin no casamento / O pistoleiro da marreta biônica
17- O louco fugitivo
18- O aerolito
19- O louco da cabana (episódio que deixou de ser exibido desde 1985)
20- As pirâmides do Egito
21- A peruca de Sansão
22- O museu que vai exibir a múmia
23- O bandido Quase Nada
24- A casa mau assombrada (primeira versão)
25- Leonardo da Vinci
26- Dr. Chapatin quer ver o jogo / Chamam o Chapolin para ajudar a construir a casa (segunda versão com Raul Padilla)
    Logo, o pacote de 1990 se dedicava a aumentar o acervo do Chapolin e repor alguns episódios do Chaves que estavam em mal estado de conservação (Daí a tese de que a maioria dos episódios que saíram do ar neste ano dificilmente serão reexibidos um dia). O pacote de 1990 também ganhou horário especial: aos Domingos, ao meio dia. Enquanto isso, os episódios de 84 (Os que sobraram) e de 88, eram exibidos de Segunda à Sábado em 3 horários: 12:30, 18:00 (Foi quando começou a tradição de Chaves as 18:00) e 20:30 (De volta ao horário nobre). Vale ressaltar que o lote de 90, que entrou no ar em Março daquele ano, ficou no ar somente até o fim da exibição dos episódios inéditos (Com exceção dos episódios que vieram do Chapolin). No entanto, do lote 90 poucos episódios são perdidos hoje em dia, a maioria voltou em 1992. Ao que parece, o lote de 90 é o que tem os "títulos" narrados por Marcelo Gastaldi, como "Os Farofeiros 2ª Parte", que foi exibido em Janeiro de 91, em um Domingo ao meio dia. Inclusive essa programação de Domingo do SBT, antes do Programa Silvio Santos era dedicada aos contratos com a Televisa e com a Disney, pois também estrearam nessa época os novos episódios de "Ursinho Puff"e "Ducktales: Os caçadores de aventura". Nessa aconteceram vários fatos interessantes: Um é que durante uma enchente nos extintos estúdios da Vila Guilherme, incapazes de gerar o TJ Brasil (Apresentado à época pelo competente jornalista Boris Casoy, hoje na Record), o SBT exibiu um episódio do Chaves que nunca havia sido exibido e nunca voltaria a passar depois disso: O Revolvinho do Chaves. Nesse episódio, que aparentava lamentáveis condições de imagem e som, além de não ter final, Chaves e Quico brincavam com revólveres de brinquedo, desses que soltam água. Em 90 dois episódios saíram do ar, e hoje são considerados raros, além dos do próprio lote de 90: "O homem invisível 1ª Versão" (Que voltaria ao ar no final da década de 90, sendo exibido pouquíssimas vezes. Esse eu assisti, passou num Sábado as 13:30) "A troca de recados 1a Versão", que foi exibido à pouco tempo no SBT, e que aos poucos vem deixando de ser raro, desde que voltou ao ar, por volta de 2000. O episódio "Jaiminho e Dona Neves chegam à vila" também saiu do ar, só voltando em 1992. Voltaram à tona também dois programas que estavam na geladeira: "O Bilhete de Loteria" e "Chaves vai pedir emprego no Restaurante". Em 1991, foram mantidos os mesmos horários de 90, mesmo com poucos episódios para serem exibidos. Mais algumas redublagens devem ter sido feitas neste ano, e não se faz a menor idéia do que aconteceu com o Lote de 1990 durante esse ano de geladeira. No entra e sai de episódios, saiu do ar mais uma vez "Chaves vai pedir emprego no Restaurante". Essa época deve ter sido muito boa pro pessoal que prefere o Chapolin, pois ele esteve em evidência. Um fato a ser lembrado, é que em 1991 a Editora Globo passou a publicar diversas HQ's, Álbuns de Figurinhas e Revistas de Atividades do Chaves e do Chapolin. Também surgiram no Brasil diversos episódios com a "Marca CH". Este período também foi marcado pela exibição do seriado "Kiko" na Bandeirantes, protagonizado por Carlos Villagrán em sua fase "Pós Chaves".
Cena do episódio "Ser pequeno tem suas vantagens"
1992, o ano da pergunta que não quer calar.
    O ano de 1992 foi um ano a ser estudado pelos entendidos de Chaves e Chapolin. Saíram do ar neste ano nada menos que 51 episódios que nunca mais seriam exibidos, todos eles dos pacotes 84 e 88. Os episódios que haviam saído do ar no começo de 1991 também voltaram a ser exibidos. Nessa época também saiu do ar o episódio "Somos Cafonas Sim", único dos perdidos neste ano a reaparecer anos mais tarde. Nessa época, episódios que estavam fora do ar desde 1984 voltaram a tona, 8 anos depois. Não sabemos bem o porquê do SBT ter feito esse entra e sai danado nas séries, uma verdadeira bagunça. Mais detalhes sobre essa balbúrdia na seção "Episódios Perdidos".
1993-1996, período de entressafra
    Esses anos foram dolorosos pros Chavesmaníacos. De novidade, apenas as novas aberturas das séries, feitas em computador por volta de 93/94. Em 1995, repentinamente, estreou o episódio "O dia dos namorados". Há a possibilidade de um misterioso pacote de 94, que tenha sido dublado e que pouquíssimos episódios desse pacote teriam ido ao ar, um deles foi o do Dia dos Namorados. Em 1993 voltou ao ar, após 9 anos, o episódio do Ano Novo na casa do Seu Madruga.
Ufa, essa passou raspando !
    Em 1997 a pequena CNT, considerada por muitos como a menor rede de televisão do País, firmou um milionário contrato com a Televisa. A CNT exibiria 5 novelas da Televisa (Muitas delas Ex SBT) por dia, no horário noturno, além do seriado "Chespirito", protagonizado pela Trupe CH após 1979. Foi a época em que mais perigou a saída de Chaves e Chapolin do SBT, Chapolin ficou muito tempo fora do ar e Chaves só era exibido aos Sábados a tarde. No entanto, em 98, o contrato da CNT com a Televisa foi desfeito, Chespirito saiu do ar, e Chaves e Chapolin passaram a reinar absolutos no SBT.
Uma nova esperança.
    Ainda em 1997, entravam no ar os primeiros Sites CH da Internet Brasileira. Em 1998 entra no ar o "Lá Vem o Chaves", site pioneiro que durou até 2000. Ainda em 2000, surge a interatividade nos sites CH, e os Chavesmaníacos de todo o Brasil começam a se perguntar sobre o destino de episódios que não eram exibidos a muitos anos... Era o começo de uma era, o começo de uma resistência. O SBT também anuncia a compra de novos episódios das séries, que exibiria sob título de "Clube do Chaves" em 2001. A estréia demorou mas acabou acontecendo em Junho de 2001. Antes disso, no final de 2000, Chapolin sai mais uma vez do ar, e surge o "Movimento Volta Chapolin". O Clube do Chaves sai do ar no começo de 2002, e seus episódios não são mais exibidos.
sonia abrao

2003 - Melhor Impossível?
    Sônia Abrão e seu programa na época "Falando Francamente", após inúmeros e-mails, cartas e etc, Sônia resolve investigar o caso dos episódios "perdidos" e traz, através de resumos, alguns episódios até inéditos de Chaves, aberturas feitas pela Maga e muita coisa rara. Chaves fica agosto fora do ar e volta em setembro, trazendo com ele Chapolin também. Nessa volta, 8 episódios que eram até então perdidos, voltam a passar. Ainda em setembro, Edgar Vivar (Senhor Barriga) vem ao Brasil e vai ao programa da Sônia e lhe concede uma entrevista.
    Mas a felicidade dura pouco.... depois de 3 semanas no ar, o SBT resolve tirar novamente Chapolin da programação, ficando apenas o Chaves, sem passar nenhum outro perdido e ainda editado grotescamente.
chapolin

A "palhaçada" da renovação do contrato e 2 anos sem Chapolin
    2005 está sendo um ano cheio de surpresas e de automóveis, começa em maio, uma novela que deixou muito chavesmaníaco de cabelo em pé! O SBT anunciou que não estaria disposto a renovar o contrato para manter Chaves. Todas as outras emissoras se manifestaram, até a "toda poderosa" Rede Globo, fez uma oferta tentadora para levar a turma da vila pro Projac! Mas felizmente, ou infelizmente, o SBT voltou atrás de sua decisão e decidiu então renovar o contrato. Mas desde essa renovação não tivemos mais nenhuma novidade, Chapolin continua fora do ar e Chaves sem perdidos, ainda pior, reprisando muito alguns episódios e outros quase não passando.
    Em setembro de 2005, é comemorado o "aniversário" de 2 anos sem termos Chapolin na TV brasileira. Enquanto Chaves, após suas indas e vindas em 2004 e 2005, parece que se acomodou no horário das 18h, tendo o SBT tirado ele, mas em pouco tempo colocando-o de volta.
    Em 2006, o SBT exibiu Chaves para todo o país até o dia primeiro de março e depois só exibiu a série às 12h45 para a cidade de São Paulo e mais algumas cidades próximas à capital paulista, nesse horário o Chaves conseguiu diversas vezes a liderança do Ibope contra o Globo Esporte.
Pouco tempo após seu "aniversário" de geladeira, Chapolin volta às 12h45, com episódios inéditos e perdidos. Mais tarde mudaria para às 13h45, abrangendo mais localidades.
2007 - Um ano razoável...
Logo no primeiro dia do ano, estréia a série animada de Chaves, com grande repercussão na mídia e uma audiência satisfatória. Com apenas 13 episódios, o SBT colocou o desenho diariamente no horário das 18h. Após algumas reprises, o desenho foi parar no horário das 13h15, aonde perdurou até Junho, sendo reprisado exaustivamente. Esses mesmos episódios continuam indo ao ar às 10h40 no domingo. A segunda parte da primeira temporada, composta por mais 13 episódios, parece não ter data para estrear e o SBT parece ter perdido o interesse.
Recapitulando, no começo de 2007 então tinhamos Chaves em 4 horários diários(5h40,12h45,14h15 e 18h30) fora o horário dos sábados às 15h15 dentro do Sessão Premiada, além do Desenho do Chaves às 18h e Chapolin às 13h45 de sábado.
Após perder a vice-liderança no Ibope na Grande São Paulo, o SBT resolve fazer a "Arrancada da Vitória" e parece que uma das intenções dessa grade foi tirar o Chaves que pudesse ser visto nacionalmente. O primeiro a rodar foi o horário das 18h, Chaves em Desenho e Chaves série saíram, dando lugar à estréia da novela mexicana "Destilando Amor". Essa novela foi um dos maiores fiascos da história do SBT, chegando a marcar 1 ponto de audiência, então depois de um tempo resolveram voltar o Chaves pra 18h30, mas não deu certo, precedido de duas novelas com baixíssima audiência, Chaves não conseguiu ir bem e logo saiu novamente desse horário.
Pouco tempo depois, o SBT nos prega mais uma peça, substitui Chapolin aos sábados pela saturada série que vai ao ar de segunda à sexta "Eu, a patroa e as crianças". Se acha que parou por ai está enganado, pois o SBT ainda tirou o Chaves do sábado e o das 14h15, deixando apenas o das 12h45 (só para São Paulo) e 5h40 (só para algumas localidades). O desenho logo foi para as 13h15, só para repetir ainda mais os mesmos episódios e sair do ar assim que tivemos a notícia de que a segunda parte da primeira temporada já estava toda dublada.
Felizmente, em agosto de 2007 a Record colocou Pica-Pau às12h35, então o SBT resolveu mudar o Chaves para às 14h15, sendo assim exibido nacionalmente. O horário das 18h/19h é um verdadeiro vai-e-vem, depois de terem saturado ao máximo o excelente humorístico "Escolinha do Golias", o SBT, que parecia já ter largado mão de usar o Chaves como coringa, nos surpreende e volta com Chaves às 19h, para alavancar a novela infantil argentina "Chiquititas".


2008 e 2009 - Mais dois anos razoáveis!
Durante esses dois anos, CH continuou sofrendo com a instabilidade de horários no SBT, principalmente o Chapolin, que voltou ao ar em Junho de 2008 e depois em 2009 acabou saindo novamente do ar. Apesar disso, estrearam vários episódios inéditos de Chapolin no SBT. O Desenho continuou sendo exibido, com a exibição das novas temporadas, 2ª e 3ª.

2010 - Se 2003 era o melhor ano CH dos útlimos tempos, 2010 foi o que então?
2010 foi um ano que trouxe muitas boas para nós, fãs CH, a começar pelo 2º FBV e a vinda dos atores Carlos Villagran e Edgar Vivar para o Brasil, participando não só do evento mas também do Programa do Ratinho. Além disso, tivemos a estréia do canal TLN, um canal da Televisa, que entre novelas e produções da emissora mexicana, exibe CH, com direito a episódios inéditos e perdidos! Infelizmente esse canal ainda é restrito a poucas operadoras, mas há planos de expansão, felizmente! Não fosse somente isso, o famoso canal a cabo de animações Cartoon Network começou a transmitir também Chaves, Chapolin e o Desenho! Embora transmitam alguns episódios inéditos e perdidos, não exibem o programa Chespirito e o número de episódios é menor do que os da TLN, mas mesmo assim é uma ótima notícia, pois transmitem CH de manhã e no horário nobre de segunda a sexta, também exibindo nas manhãs de sábado e de domingo. Podemos dizer assim que 2010 foi o melhor ano CH nos anos 2000, deixando 2003 na segunda colocação.

2011 - Sem muitas novidades...
Até o momento, 2011 não traz muitas novidades aos Chavesmaníacos, com Chapolin e Chaves consolidados no horário de almoço do SBT e as transmissões da TLN e do Cartoon Network podemos dizer que estamos bem servidos quanto à exibição das obras de Chespirito. Um fato positivo foi a vinda do "Show do Chaves" à São Paulo e ao Rio de Janeiro. Estamos na espera da estreia da 4ª temporada do desenho no Brasil, o que ainda não aconteceu, mas esperamos que em breve deva pintar nas telas do Cartoon Network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário